Alunos de Gestão Pública (GPDES-UFRJ) apresentam trabalhos sobre a prostituição

No segundo semestre de 2014, oferecemos a Oficina “Novas abordagens a uma velha profissão” para os alunos do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social-GPDES-UFRJ. Ao longo do semestre, discutimos a prostituição através da perspectiva do trabalho; dos direitos humanos; dos direitos civis; dos direitos sexuais; dos textos de médicos higienistas e engenheiros sanitaristas; olhamos para ela também através do planejamento urbano de cidades como Paris, Rio de Janeiro e Campinas e suas respectivas políticas de segregação da prostituição segundo o paradigma e a ideologia vigente em cada época; discutimos a prostituição no campo da saúde e analisamos as campanhas oficiais, elaboradas segundo os variados conceitos que orientaram as ações de prevenção (grupo de risco, comportamento de risco, vulnerabilidade), assim como a contestação dos mesmos pelos movimentos sociais, sobretudo aqueles engajados na despatologização de identidades sexuais e no reconhecimento de direitos sexuais.

Foram 4 meses de sala de aula repleta de alunos atentos, entre inscritos e não-inscritos. Todos interessados em discutir um tema e pensar a gestão pública através dele, das controvérsias, das lutas e disputas que o constituem e que plasmam, no próprio fazer, sujeitos coletivos e – por  que não? – gestores públicos sensíveis à essa dinâmica da vida social.

Ao longo desses 4 meses pudemos contar com a participação de colegas prostitutas, professores e pesquisadores que se dedicam a olhar o universo das trocas econômico-sexuais e seus variados contextos à luz de interesses e abordagens diversos. Laura Murray (ABIA, Columbia University); Ana Paula Silva (UFF); Thaddeus Gregory Blanchette (UFRJ); Julie Ruvolo (Red Light rio Project); Diana Helène Ramos (IPPUR-UFRJ); Márcio Senra (Procurador da Fazenda, UERJ); Indianara Siqueira (Transrevolução) e, em especial, Joyce Oliveira (Davida) estiveram lá, em sala de aula, de corpo e alma, para animar esse debate e contribuir para a formação de gestores públicos sensíveis e, sem dúvida nenhuma, mais propensos a tornar a dúvida uma fiel companheira de viagem, sobretudo quando se tem o “público” e a “mudança” como objetos constantes de reflexão. Gabriela Leite, convidada para uma palestra no IPPUR, em 2013, também se fez presente dessa vez, em video e nas lembranças que imprimiu nos corações e mentes de alunos que tiveram a ocasião de lhe ouvir naquele então e que estavam lá, agora em 2014, inscritos nessa disciplina e certamente interessados em desenvolver ideias tão bem plantadas por ela em seus pensamentos.

Quero agradecer a todos os colegas e, sobretudo, a todos os alunos que, inscritos ou não, estiveram no módulo 5 e, eventualmente, no auditório do IPPUR, todas as quintas-feiras, para construir um espaço muito fecundo de reflexão e de crítica, um espaço raro para o debate de ideias livres e capazes de fazer tremer as mais consolidadas verdades acerca da vida e, sobretudo, da vida do Outro. Fomos muito além do Bem e do Mal e, por isso, eu gostaria de agradecer a todos, mais uma vez, por essa incrível experiência reflexiva e criativa antes de deixar aqui disponível, aos interessados, os slides apresentados pelos grupos ao final da nossa Oficina.

Bravo !

Grupo “OFICINA_campanha saúde“: Arthur Reis, Bruno Abi, Caroline Mansano, Flávia Castro, Danielle de Luca, Gabriela Moura, Gabriel Cassano, Giselle Perissé, Marina Pereira, Pedro Paulo,Victor Guimarães.

Grupo “OFICINA_política pública“: André Oliveira, Aline Coimbra, Affonso Gomes, Brenno Albuquerque, Elissa Tourinho, Jorge Eduardo, Luana Fontes, Julliana Aragão, Gabriel Prudencio, Ully Sant’Anna, Tatiana Torres.

Grupo “OFICINA_projetos de lei“: Guilherme Alef, Dayana Rosa, Luanne Garcia, Larissa Machado, Adriana Lomanaco, Andrezza França, Bruno Couto, Raul  Nicacio, Carina, Luiz Felipe Espinola, Alice Barros, Saulo Portugal.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Alunos de Gestão Pública (GPDES-UFRJ) apresentam trabalhos sobre a prostituição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s